Perca em 3 semanas os um quilo e meio que engordou no Natal e na Passagem de Ano. Não basta renunciar aos doces para voltar ao normal: vai mesmo ter de fazer dieta.
É normal engordar-se um quilo e meio nesta época, porque para muitas pessoas os disparates alimentares de Natal começam logo no início de Dezembro e só acabam na primeira semana de Janeiro, com os Reis, porque depois do Natal ainda há restos.
Muita gente no Natal engorda mais do que um quilo e meio num mês, e a partir desse quilo e meio, independentemente do peso de partida, o aumento é preocupante. Ainda por cima, este aumento de peso vem normalmente para ficar.
Assim, depois de ter feito todos os disparates de Natal, o que deve fazer agora?
Aqui vão alguns conselhos:
Conselho Nº 1:
Use ervas aromáticas a cozinhar
- Não só evita pôr tanto sal na comida na comida como estará a facilitar o seu objectivo: emagrecer. Numa investigação de Alan Hirsch, deu-se a origem à Dieta dos Sentidos, em que a recomendação é para não poupar nas ervas aromáticas como o manjericão, alecrim, hortelão, coentros, poejo, tomilho, e alimentos como a cebola, alho, o gengibre: mais aroma, menos fome. Quando chegar à sobremesa, talvez a vontade de devorar uma fatia de bolo em 15 segundos já esteja mais controlada.
Dê apenas quatro colheradas
- Se não conseguir evitar a tentação, ou se estiver na refeição da semana em que pode cometer um disparate, limite apenas a dar quatro colheradas, de tamanho normal, na sobremesa. tem quatro oportunidades para saborear com calma o doce e ao mesmo tempo evita tantas ou mais calorias do que as que o prato principal contém. Depois ponha o resto imediatamente de parte.
Conselho Nº 3:
- Deve seguir não apenas o intervalo máximo de 3/4 horas entre as refeições e os obrigatórios lanches entre elas, mas a própria altura do dia em que é suposto tomar cada uma.
- Não é igual tomar a mesma refeição ao pequeno-almoço ou ao jantar - à noite o nosso corpo sabe que vai dormir e que não precisa de tanta energia, por isso não processa tão bem a divisão dos alimentos para o aproveitamento dos nutrientes e acumula muito mais gordura. Assim, o jantar deve ser leve e pouco calórico, por oposição ao pequeno -almoço que, deve contribuir com cerca de 20% do valor energético total diário ou mesmo com valores mais elevados.
Mentalize-se e prepare a dispensa
- Veja-se livre das bolachas, das batatas fritas e dos chocolates. Quando chegar o momento da tentação, mais vale não ter nada disso à mão. Esconda as guloseimas numa caixa opaca, longe da vista.
- Utilize pratos e talheres mais pequenos - os primeiros levam menos quantidade de comida, os segundos fazem com que coma garfadas mais pequenas e a refeição se prolongue. Além disso, pense positivo: está provado que o bom humor ajuda a manter a força de vontade enquanto o mau humor é um sabotador de dietas.
Arranje um parceiro de dietas
- Não precisa necessariamente uma pessoa que também esteja a fazer dieta, mas alguém com quem se comprometa a fazer "relatórios", que o incentive, mas também que lhe cobre e lhe lembre os benefícios que ganhará com a perda do peso que tem a mais.
Pense em recompensas
- Deve ter uma para cada etapa a que chegar. Um livro, uma peça de roupa, uma massagem. Planeie isso desde o início: " Quando perder 1,5kg, compro aquele DVD que ninguém me ofereceu no Natal. Se conseguir 2,5kg vou finalmente experimentar aquele spa novo." E cumpra. Não pode é fixar metas demasiado difíceis de alcançar. E isso leva ao último conselho.
Tenha objectivos credíveis
- Querer perder 10kg num mês pode até parecer possível, mas, além de ser prejudicial para a sua saúde, só vai fazer com que volte a ganhá-los. Metas mais curtas são mais fáceis de atingir e dar-lhe-ão mais incentivos para continuar para novas metas. Depois de emagrecer dois quilos, nada o impede de emagrecer mais dois. Mas é provável que, três semanas depois de decidir emagrecer 20 quilos, os dois ou três que tiver conseguido perder lhe pareçam pouco - e de repente se veja ao balcão da pastelaria mais próxima.
Esta dieta visa reequilibrar a ingestão de calorias depois de os excessos da época festiva. Siga-o durante 3 semanas e perca um quilo e meio, o peso que é frequente aumentar nesta altura do ano. O quadro seguinte vai ajudá-lo a perder este quilo e meio.
Não custa assim tanto ser um destes casos e ter sucesso. Respire fundo e convença-se, pois acabou de ler tudo o que precisa para começar.
Adaptado da revista "Sábado" de 7 de Janeiro de 2010
BP
0 comentários:
Enviar um comentário