Olá amiguinhos, aqui vai a nossa primeira informação sobre a alimentação saudável e vamos de falar de:
Confecção Saudável
Numa alimentação saudável podes confeccionar os alimentos de diversas formas, que associem o prazer de comer e a saúde.
Os grandes problemas da culinária actual são:
Quantidade de Gordura
Quando confeccionas os alimentos deves utilizar pequenas quantidades de gordura porque os alimentos, sobretudo a carne, já têm muita gordura, suficiente para dar sabor aos cozinhados.
O Tipo de Gordura
Nem todas as gorduras são iguais. Para cozinhar deves utilizar gorduras de origem vegetal e que sejam resistentes à temperatura. O azeite e os óleos vegetais (sobretudo o de amendoim e girassol) são as melhores escolhas.
A Temperatura de Confecção
Cada método de confecção utiliza temperaturas variáveis. A gordura também se altera com o calor, sobretudo quando não existe cuidado no controlo da temperatura atingida. Quando a confecção é um estufado ou uma caldeirada, como se mistura gordura e água, a temperatura atingida é mais baixa. Quando não existe água como nos fritos ou guisados, as temperaturas atingidas podem ser muito elevadas, “queimando” a gordura e tornando-a prejudicial à saúde, por isso deves evitar comer guisados e fritos!
O Sal
O sal de cozinha é um condimento utilizado para aumentar o sabor dos alimentos. No nosso país utilizamos sal em excesso e o nosso paladar está de tal forma habituado a estas quantidades, que as pessoas têm dificuldades em diminuir o seu consumo. Deves fazê-lo gradualmente e podes recorrer às especiarias, ervas aromáticas, marinadas, etc., pois estas aumentam o sabor dos alimentos, disfarçam a falta do sal e não são prejudiciais à saúde.
Pelo sua saúde, pratique uma Alimentação Saudável.
E não se esqueça…
Guarde os doces e os aperitivos para os dias de festa.
Faça refeições várias vezes ao dia.
Mantenha um peso equilibrado.
AF e BP
0 comentários:
Enviar um comentário