22 abril 2010

DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Cada vez mais a alimentação tem um papel fundamental no desenvolvimento da nossa sociedade, daí que se deva ter uma alimentação equilibrada onde a variedade de produtos ingeridos e o elevado consumo de água são fundamentais. Entretanto, é possível verificar, no nosso quotidiano, um elevado número de pessoas com distúrbios alimentares. Antes de mais, distúrbios alimentares são doenças psiquiátricas que afectam o comportamento alimentar das pessoas que, na sua maioria, têm origem em factores sócio-culturais, familiares, biológicos e psicológicos. Este é um problema que afecta, em maior escala, os países industrializados, sendo os adolescentes, principalmente do sexo feminino, o grupo mais afectado, uma vez que se trata de uma etapa do desenvolvimento humano caracterizado por alterações físicas, psicológicas e sociais. Os distúrbios alimentares mais comuns são:
  • BULIMIA
De um modo geral, os indivíduos apresentam uma obsessão exagerada sobre o próprio corpo, levando a que tenham um controlo rigoroso sobre o próprio corpo, levando a que tenham um controlo rigoroso com a sua alimentação, considerando os alimentos como inimigos.
É caracterizada pelos vómitos induzidos, uso inadequado de laxantes e diuréticos, com o objectivo de eliminar os alimentos do organismo.

Apesar do controlo rigoroso que as pessoas com bulimia têm com a sua alimentação, estas têm tendência a ter períodos de ingestão compulsiva, onde comem, num curto período de tempo, uma quantidade elevada de comida.

  • ANOREXIA
Marcada pela obsessão de magreza e pelo medo mórbido de ganhar peso , a anorexia é uma disfunção alimentar caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar.

As principais causas desta são:

  • Influência dos meios de comunicação;
  • Interacção sócio-cultural mal adaptada;
  • Personalidade vulnerável;
  • Alterações hormonais;
  • Profissão;entre outras.

Se pretende mais informações sobre estes problemas aconselho a visualização do seguinte vídeo:





AF

0 comentários:

Enviar um comentário